Originário da ilha de Terra-Nova o Golden Retriever foi levado em 1800 para a Grã Bretanha por navio ingleses, provenientes da península canadense do Labrador.

O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912.

Ativo e vigoroso, o Golden Retriever é brilhante caçador e polivalente, dotado de excelente faro. Inteligente, e revelou-se também um belo cão-guia para cegos e de ajuda a deficientes motores, assim como guardião competente. Calmo, doce, equilibrado e afetuoso, gentil e muito paciente com crianças, o Golden Retriever é muito apreciado como animal de companhia. Para seu equilíbrio, é essencial que possa gastar as energias, inclusive praticando natação. 

O Golden Retriever precisa de exercícios todos os dias e de interação humana. Lições de obediência que o desafie, simulações de caça ou de busca, são ótimas formas de exercitar a mente e o corpo do Golden. Ele é um cachorro tão social que o melhor é deixá-lo compartilhar a vida familiar. O pelo não costuma embaraçar, mas precisa ser escovado duas vezes por semana. Os filhotes de Golden podem ser bem agitados e é preciso gastar a energia deles para que não se tornem destruidores.

Eles podem chegar até 66 cm de estatura no caso dos machos e podem pesar até 34kg. O pêlo é curto, espesso e com subpelo lanoso. As cores vão do marrom-escuro ao vermelho-claro, até a cor de feno.

 

 

Quer saber mais sobre os Goldens do Canil Palo Verde?

Entre em contato!

Canil Palo Verde – Estr. do Palma, 583 – Campo Limpo Paulista, SP | Tel.: (0xx11) 4039-1090 / 4039-1984 | E-Mail: filhotes@canilpaloverde.com.br

Umas das raças preferidas do cinema e umas das mais úteis na história humana. Conheça o Golden Retriever!

Deixe uma resposta