O Shih-tzu descende do cão tibetano Lhasa Apso, criado há séculos por monges budistas. Junto com o Pequinês era o animal favorito da corte imperial chinesa. Os primeiros exemplares do Shih-Tzu chegaram à Inglaterra em 1930, onde a raça foi selecionada.

Sua pelagem é suntuosa, comprida e sedosa com um bom sub-pêlo. Também é chamado de cão crisântemo pelo aspecto de seu focinho. Sua cabeça é redonda com os olhos bem separados. O focinho é quadrado e curto sem rugas. Existem muitas cores mas a pelagem preferida é a branca. Sua altura varia entre 20 e 28 cm e seu peso entre 4 e 7,5 kg. O rabo é muito peludo, elevado e encurvado sobre o dorso.

Shih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. As vezes podem ser teimosos e podem exigir mais cuidados na hora de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina.

 

O Shih-Tzu tem semelhanças com o Lhasa-Apso, mas algumas características, como os focinhos diferentes são facilmente reconhecidas

diferença shih tzu lhasa apso   diferença shih tzu lhasa apso

diferença shih tzu lhasa apso

Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Tenha atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem se tornar incômodos e indesejáveis. Essa raça não costuma dar trabalho com outros animais, mas como todas as raças, devem ser socializados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!).

 

É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos. Além disso, por sua estrutura, é sempre bom que tenham uma dieta balanceada e não fiquem com sobrepeso.

Aqui no Canil Palo Verde você encontra filhotes de Shis-Tzu, para marcar visitas e saber mais sobre nossos filhotes entre em contato!

Canil Palo Verde – Estr. do Palma, 583 – Campo Limpo Paulista, SP | Tel.: (0xx11) 4039-1090 / 4039-1984 / 99997-5046 | E-Mail: filhotes@canilpaloverde.com.br

 

 

 

 

Quer um cão para te fazer companhia e ficar no seu colo? O Shih Tzu é uma ótima opção!

Deixe uma resposta