Resultado de imagem para cães lambendoDepois de passar por um longo passeio com seu cão e alimentá-lo, você se senta para relaxar. Ele vem, assim que você começa a acariciá-lo, ele começa a te lamber.

Isso acontece cada vez que você oferece carinho ! Por quê?

Cães se lambem, assim como os gatos, por muitas razões, e se você quiser reduzir o comportamento, é bom entender o porque eles fazem isso.

Nós temos um gosto bom
Se o seu cão está lambendo uma bacia ou o chão depois que algo caiu,  chegamos muito facilmente à conclusão de que eles simplesmente gostam do sabor. Mas você sabia que a mesma coisa pode ser verdade quando eles nos lambem? Às vezes temos pequenas partículas de alimento que se pode provar, e, além disso, cães desfrutam do sal em nossa pele.

Higiene
Você não é normal pensarmos que nosso cachorro está particularmente preocupado com a higiene, mas os cães muitas vezes lambem para se limpar, assim como os gatos. Preste muita atenção, no entanto, porque a limpeza anal excessiva pode indicar que as glândulas precisam de um cuidado veterinário.

Cura
A saliva dos cães tem enzimas que matam as bactérias, e quando um cão se lambe, ele ajuda a se livrar de tecidos mortos e limpa a sujeira das feridas. Alguns cães, no entanto, podem as vezes reabrir feridas ou causar outros danos caso lambam excessivamente.

Compulsão
Falando de lambedura excessiva, se você perceber que seu cão está lambendo o mesmo objeto ou área, uma e outra, ou que eles parecem estar fazendo isso sempre que eles estão com medo ou nervoso, talvez seja hora de procurar ajuda médica. Enquanto lamber pode ser um apaziguador, lambendo obsessivo pode ser um indicador de ansiedade.

Imagem relacionadaComunicação
Cães lambem outros cães para dizer-lhes todos os tipos de coisas: desde “Estou com fome” até dar avisos. Eles fazem isso com as pessoas também e as vezes querem dizer “Vamos ser amigos”, mas nós normalmente não somos tão  bons em interpretar a mensagem. Se o seu cão está lambendo-o com intensidade, dê uma olhada ao redor e verifique se alguma coisa está errada. Talvez a tigela de água está vazia ou a porta para ele está fechada, você pode ainda não ter passeado com ele ou se esqueceu de dar comida. Provavelmente, o seu cão precisa de algo.

Afeto
Esta é a razão mais comum que os cães domésticos tendem a se lamber e a maioria dos donos deseja alterar. Lamber por afeto faz com que o seu cão libere endorfina que acalma e conforta, mas às vezes ele pode ser demais para as pessoas. Se você quiser que o seu cão pare, ignorá-lo e entrar em outro quarto quando ele começar é uma alternativa. Isso pode ensiná-los que lamber faz com que você saia de perto deles.

 

Alguns passos que podem ajudar:

Mude o seu sabonete ou creme: alguns cremes podem ser um atrativo para a lambeção.
Recompense seu cão pelo bom comportamento: quando ele expressar carinho de outra maneira recompense.
Seja consistente: não recompense quando ele lamber.
Peça para as pessoas evitarem interferir no seu treinamento: sempre que alguém visitar seu cão não deixe que lamba, explique como a pessoa deve agir.
Faça seu cachorro se exercitar bastante: o exercício faz com que o seu cão seja mais saudável e precise menos da sua atenção para se sentir bem. 
Porque os cães lambem? Descubra nesse artigo!

Deixe uma resposta