O clicker é um aparelho utilizado no adestramento dos mais variados animais, como cães, golfinhos, cavalos, aves, peixes e etc. Esse aparelho nada mais é do que um botão que produz um som de “click”. A função desse “click” é fazer com o que o animal identifique prontamente qual é a atitude que você quer que ele tenha.

Através do clicker, você “captura” o exato momento em que o cão realiza a tarefa determinada, fazendo com que ele aprenda muito mais rapidamente os comandos que lhes são ensinados. Uma palavra de comando sempre está sujeita a variações de entonação, além de serem palavras que usamos em nossas comunicações do dia-a-dia. Já o clicker produz sempre o mesmo som e sempre estará associado a uma coisa positiva.

 

O clicker como reforço positivo

Sabemos que os melhores métodos de adestramento consistem no “reforço positivo” e o clicker é uma maneira de deixar bem claro para o cão que ele está fazendo a coisa certa. O primeiro passo para iniciar o adestramento com clicker é o que chamamos de “carregar o clicker”. Você deverá atrair a atenção do cão segurando um petisco em sua mão. Assim que você clicar, dê o petisco ao cão imediatamente. Faça isso algumas vezes, logo o cão saberá que, cada vez que ouvir o click, ganhará um petisco.

Quando seu cão já estiver bem atento a você, comece a “capturar” o movimento que você deseja. Por exemplo, se você quer ensinar seu cachorro a sentar, pegue um petisco e segure próximo ao focinho do cão. Depois, leve sua mão com o petisco em direção a nuca dele, que deverá sentar-se naturalmente para poder ver sua mão. No exato momento em que ele sentar, dê um click e entregue o petisco. Faça isso com todos os comandos que você quer ensinar ao cão. Se você quer ensinar o cão a dar a pata, dê um click no exato momento em que ele tocar sua mão com a pata e lhe recompense imediatamente após o click.

Em pouco tempo o cão estará entendendo o que deve fazer. Nesse momento você pode começar a introduzir o comando verbal, também no exato momento em que o cão realizar a tarefa esperada. Dê o comando, dê o click e recompense-o. Com a prática, o cão passará a entender o comando e você não precisará mais clicar toda vez que ele lhe obedecer, pois apenas o comando e o elogio bastarão para deixar o cão feliz e com o sentimento de dever cumprido.

O momento certo de abandonar o clicker

O clicker é um aparelho muito útil para ensinarmos novos truques ao cão. Uma vez que ele associe o som do clicker com uma atitude correta seguida de recompensa, ele prestará muita atenção em você cada vez que estiver com o aparelho na mão. Use o clicker para ensinar truques novos, mas assim que você perceber que o cão já compreende bem o comando verbal, pare gradativamente de usar o clicker. Se você não fizer isso, correrá o risco de condicionar seu cão a lhe obedecer apenas quando usar o aparelho, dificultando sua vida quando não estiver com ele em mãos. O clicker é um objeto para nos auxiliar no adestramento, mas não devemos dar a ele os poderes de uma “varinha mágica”.

Por fim, vale lembrar que a cursos24horas está disponibilizando um curso sobre adestramento de cães. O curso tem um baixo investimento, mas resultados garantidos. Dessa forma, você mesmo vai poder adestrar seu cão. Vá até o banner do curso para ser redirecionado a pagina do curso.

O que é o clicker? Como ele ajuda a adestrar os cães?

Deixe uma resposta