Esse cão robusto tem sua origem provável do Mastim Italiano e já na Idade Média era utilizado como cão pastor. Sua origem é da cidade alemã de Rottweill no sul do país.

O Rottweiler tem um temperamento equilibrado, obediente, adestrável e corajoso. Pode tornar-se agressivo quando estimulado ou quando seu instinto de proteção é colocado à prova.

Alguns podem ser muito apegados e dóceis, enquanto outros podem ser mais irritados. É importante que essa raça seja socializada desde filhote, para que não estranhe animais ou pessoas quando adultos e por ser uma raça muito forte e poderosa, pode causar problemas. Rottweilers são ótimos com crianças se criados em um ambiente com criancas desde cedo, mas devem ser supervisionados quando estão com crianças muito pequenas, pois são muito fortes e grandes. O Rottweiler se dá bem com outros cães, mas podem mostrar sinais de agressividade se não tiverem sido acostumados com a presença de outros cães desde filhote. Ou seja: quando for filhote, seu Rottweiler precisa ser apresentado a todos os estímulos, como crianças, outros animais, outros cães, pessoas de diversas etnias etc. É também uma raça muito protetora tanto para com sua família quanto para com seu território. 

Não é de se surpreender que o Rott seja um excelente cão policial, ótimo no pastoreio, cão de serviço e terapia e um competidor em obediência. Resumindo, ele pode fazer qualquer tarefa que aparecer em sua frente.

O Rottweiler tem um pelo curto e brilhante, de fácil manutenção. Escovar regulamente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para mantê-lo bonito. Dar banho com muita frequencia vai tirar a oleosidade natural de sua pele, causando sérios problemas dermatológicos.  Banho à seco é usado em muitos Rottweilers para não remover a oleosidade natural de sua pele.

É importante que, para essa raça, exista um grande quintal para que se exercite. Esse não é, definitivamente, um cão para apartamento, uma vez que são muito ativos e precisam de exercício fora de casa e, de preferência, sem coleiras. O cão dessa raça adora passear, tendo a necessidade de duas horas de exercícios por dia. Isso é muito importante para mantê-lo feliz, equilibrado e dócil.

Quer conhecer os Rottweilers do Canil Palo Verde, entre em contato!

Canil Palo Verde – Estr. do Palma, 583 – Campo Limpo Paulista, SP | Tel.: (0xx11) 4039-1090 / 4039-1984 | E-Mail: filhotes@canilpaloverde.com.br

Ele é grandão e companheiro, conheça mais sobre o Rottweiler!

Deixe uma resposta